Na mídia
Fonte: AASP
No dia 11 de agosto, Dia do Advogado, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) prestou sua homenagem a Mário Sérgio Duarte Garcia, advogado e ex-presidente da Associação, recebendo a sala do Conselho Diretor o nome do ilustre jurista.
O evento foi aberto pela fala da presidente da AASP, Viviane Girardi, consignando que “mesmo nas atuais circunstâncias, que nos impõem esse indesejado isolamento, precisamos seguir com a certeza da superação desses tempos tão desafiadores”.
Em seu discurso, ela ressaltou a atuação combativa de Mário Sérgio durante toda a sua vida profissional, sempre na defesa das prerrogativas da classe, essenciais para a garantia das liberdades e direitos fundamentais: “Ter o nome de Mário Sérgio à frente da sala do Conselho Diretor é um chamamento constante à missão que foi conferida constitucionalmente à advocacia na defesa dos direitos democráticos”.
Em seguida, foi dada a palavra a Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, ex-presidente da AASP, que pontuou a “necessidade de vozes poderosas, como foi a de Mário Sérgio, principalmente nos conturbados dias de hoje, em que há uma crise institucional e social”. Mariz de Oliveira também relembrou momentos em que trabalhou apoiando Mário Sérgio em sua campanha à presidência da OAB, período em que percorreram todo o interior do Estado.
Ao final, Rodrigo Scalamandré Duarte Garcia, advogado e neto de Mário Sérgio, ressaltou a atuação do avô e seu legado na defesa do Estado Democrático de Direito, sem nunca deixar de lado a generosidade em atuar nas causas dos mais necessitados.
Mário Sérgio Duarte Garcia
Mário Sérgio formou-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no ano de 1954. Foi presidente da AASP em 1976, presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) entre os anos de 1979 e 1981 e presidente do Conselho Federal da OAB, entre 1983 a 1985. Durante o regime militar, foi peça importante na luta pela anistia aos presos políticos e um dos organizadores do Movimento Diretas Já, pela redemocratização do país.
Além de sócio da banca que leva seu nome, o advogado era membro honorário da American Bar Association, do Consejo General de la Abogacia Española e da Federación Argentina de Colegios de Abogados, além de membro sênior da Inter-American Bar Association. Também compôs a Academia Paulista de Letras Jurídicas, a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp e a Comissão de Direito de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB.
Confira abaixo como foi a cerimônia: