Notícias

CADASTRE-SE E
FIQUE POR DENTRO

Pesquisar

Administrativo e Infraestrutura
Ambiental / ESG
Arbitragem
Contencioso Imobiliário
Contratual
Planejamento Patrimonial, Sucessões e Direito de Família
Empresarial
Imobiliário
Mercado de Capitais
Trabalhista
Prevenção e Resolução de Litígios
Compliance e Penal Empresarial
Tributário
Urbanístico

Comunicados

Conversão de multa administrativa em serviços ambientais agora em São Paulo

publicado em 30/03/2020 08:47

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de São Paulo – SMA disciplinou o procedimento de conversão de multa administrativa simples em serviço ambiental, procedimento de substituição da obrigação de “pagar” pela de “preserva”, “realizar melhoria” ou “recuperar” a qualidade do meio ambiente.

Autuações por dano ambiental exigem, em regra, além do pagamento de multa, a reparação do dano, o que pode significar alto valor de investimento. A conversão da multa em serviços ambientais pode, em muitos casos, significar economia e rápida solução de passivo ambiental. Os serviços ambientais podem, inclusive, serem realizados em imóveis de terceiros.

O ideal é que, na eventualidade de uma autuação ambiental, de imediato se avalie técnica e juridicamente a conveniência de se pleitear a conversão da multa em serviços ambientais, pois a manifestação de interesse deve ser feita no “Atendimento Ambiental” (a reunião com equipe de fiscalização para formalização da autuação e deflagração de prazo de Defesa).

O detalhamento consta da Resolução SMA no 24/2020, de 23.03.2020.

por

Douglas Nadalini

Sócios
compartilhe:

CADASTRE-SE E FIQUE POR DENTRO